Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisas

Publicado: Quarta, 17 Junho 2020 12:37 | Última Atualização: Quarta, 17 Junho 2020 12:53 | Acessos: 1865

Grupo de Pesquisa em Políticas, Governança e Ferramentas de Gestão para Organizações Públicas, Sociais e Sem Fins Lucrativos (GPGFeG)

Este grupo tem por objetivo principal realizar projetos de pesquisas e práticos, com base nos conhecimentos avançados de administração, especialmente em governança e ferramentas de gestão, visando propor soluções inovadoras para melhor se executar a administração pública, de empreendimentos sociais e de entidades sem fins lucrativos, além de apoiar na avaliação e construção de políticas públicas que respondam às necessidades dessas organizações. O grupo também é ligado a extensão universitária e tem forte laço com as organizações da sociedade civil da amazônia, bem como instituições públicas relevantes.

 

Contabilidade, Gestão, Estratégia & Território (CGET)

No âmbito social, político, econômico e ambiental busca-se compreender como se dá a relação dos atores que exploram atividades econômicas e não econômicas por meio do capital social, suas estratégias ambientais adotadas individuais e coletivas com o desempenho empresarial, eco-social e atividades inovativas no território onde se localizam produzindo e compartilhando conhecimento mútuo;. No âmbito acadêmico é premente que se produza conhecimento que possam contribuir, de alguma forma, para a expertise de docentes e docentes nos cursos das ciências sociais aplicadas com vistas ao benefício da sociedade; e. Também é factual que a criatividade e o sense making sejam potencializados dentre os atores envolvidos com ganhos exponenciais à sociedade.

 

Laboratório de Apoio a Decisões e Gestão

O grupo visa promover a ciência entre os pesquisadores sobre temas que envolvam suporte a decisão e sustentabilidade empresarial, atuando no âmbito de entidades do primeiro, segundo e terceiro setor. Para alcançar este objetivo, o grupo irá realizar pesquisas qualitativas e quantitativas, em particular métodos e técnicas de dinâmica de sistemas para construir modelos aplicáveis em contextos decisórios.

 

GESCOM - Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade em Organizações da Amazônia 

O grupo de pesquisa em Estratégia e Competitividade em Organizações da Amazônia tem a finalidade de estudar o processo de formação e inserção de estratégias para organizações de pequeno, médio e grande porte inseridas na região Amazônica com a finalidade de mantê-las inovadoras e competitivas. Em função da dinamicidade e turbulência existente no mercado empresarial, é necessário discutir os atuais modelos de gestão, desenvolver novas competências e conhecimentos em ambientes organizacionais complexos de diversos setores. O escopo da estratégia e competitividade também deve ser analisado sob a ótica da gestão estratégica de recursos e pessoas, capacidades organizacionais, aprendizagem e relações interorganizacionais, fundamentais para o alcance de desempenho superior.

 

Estudos e desenvolvimento de tecnologias comportamentais

O grupo se destina a desenvolver tecnologias comportamentais para as áreas de educação e gestão na administração pública. O modelo de gestão por competências desenvolvido pelo grupo tem sido adotado por diversos órgãos públicos brasileiros como Conselho Nacional de Justiça, Controladoria geral da União, Ministério do Planejamento, Ministério do Meio-Ambiente, Ministério dos Transportes, entre outros. Na área da educação, o grupo se destina a identificar e desenvolver competências necessárias à psicologia escolar, estabelecendo referenciais do que se espera enquanto praxis desta(e) profissional.

 

Ciências de dados

O aprofundamento dos estudos e aplicação em Ciências de Dados na construção de soluções para suporte ao processo de tomada de decisão em diversificados ambientes de incerteza, possibilitou uma considerável expansão do conhecimento da equipe sobre a aplicação da inteligência computacional como uma alternativa para a busca de soluções para problemas de alta complexidade nesses ambientes. O projeto deu mais visibilidade para a equipe participante, tanto em nível local, nacional e internacional, onde se conseguiu interesse e participação de importantes instituições como ELETRONORTE, EMBRAPA,UFRA,UNIRIO e FioCruz, assim como a formalização de convênios para promoção da cooperação técnica e científica internacional e interuniversitária por meio de intercâmbio de professores pesquisadores, alunos e pessoal técnico,execução de projetos de interesse comum com Universidade Juárez do Estado de Durango (UJED) no México.

Fim do conteúdo da página