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O Curso

BREVE HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal do Pará (UFPA) originou-se dos esforços da Faculdade de Administração (FAAD), que, em 2007, identificou a necessidade de criar um curso de mestrado na área. Para atingir esse objetivo, iniciou-se um processo de qualificação do corpo docente existente e a contratação de novos professores. Essas iniciativas culminaram, em 2017, com o início da elaboração da proposta de criação do curso (APCN). A proposta, que contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Administração Superior da UFPA, nasce com o objetivo de ser um agente transformador no cenário da gestão organizacional no Estado do Pará, alinhando-se ao compromisso da UFPA em promover a pesquisa e ampliar seus impactos na Região Norte do Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi aprovado em 2020, após um período significativo de planejamento e desenvolvimento. A proposta do programa foi submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em agosto de 2019 e homologada na 191ª Reunião do CTC-ES, conforme o Parecer CNE/CES nº 110/2020, sendo oficialmente aprovada em 19 de fevereiro de 2020, com a publicação da Portaria nº 539 no Diário Oficial da União em 17 de junho de 2020.

A primeira equipe de coordenação do PPGAD foi composta pelos professores Thiago Poleto e Bruno Rafael Dias de Lucena, que desempenharam um papel fundamental na estruturação inicial do programa. Em 2024, o professor Bruno Rafael Dias de Lucena assumiu a coordenação do PPGAD, com a professora Marinalva Maciel atuando como vice-coordenadora. A nova gestão tem como compromisso dar continuidade ao fortalecimento do programa, consolidando os avanços obtidos no quadriênio anterior e implementando novas estratégias para aprimorar a qualidade da formação acadêmica, a produção científica e a inserção social do mestrado.

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD), em nível de Mestrado Acadêmico, tem por objetivo qualificar para fornecimento de recursos humanos capacitados para lidar com os aspectos ambientais, econômicos e sociais, para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa na área de administração, por meio da inserção em instituições públicas, privadas e não governamentais da região da Amazônia.


Objetivos Específicos

● Promover ensino e pesquisas acadêmicas, buscando formar pesquisadores de alto nível na área de administração na região amazônica;

● Qualificar profissionais para a análise de problemas complexos da gestão de organização sobre a região Amazônica, sobre políticas públicas, estratégias e desempenho das organizações em suas interfaces com o desenvolvimento territorial sustentável;

● Propiciar maior integração por meio da participação em atividades de pesquisa, orientadas por docentes, via seminários, congressos, palestras abertas à comunidade, divulgando os resultados dos trabalhos acadêmicos realizados;

● Contribuir para o avanço do conhecimento da área de administração no Brasil, em especial na região da Amazônia e para uma efetiva disseminação do conhecimento acadêmico em níveis nacional e internacional.


PÚBLICO ALVO:

O Programa oferece curso de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Administração, em nível de mestrado, os quais visam a capacitar profissionais para o magistério superior, pesquisa e exercício profissional de alto nível, por Áreas de Concentração de Gestão Organizacional. Os seguintes perfis de ingressantes são os graduados em administração de empresas ou economia, estatística, matemática, computação engenharia, a critério do Colegiado do Curso, graduados em outros cursos.


ESTRUTURA DO PROGRAMA

O PPGAD oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Administração, estruturado na área de concentração Gestão Organizacional e nas seguintes linhas de pesquisa:

Organizações Governamentais, Não Governamentais e Desenvolvimento Regional Esta linha de pesquisa concentra-se na produção de conhecimentos, tecnologias e inovações, por meio de estudos, pesquisas e diagnósticos, com o objetivo de melhorar a administração pública através de organizações governamentais e não governamentais na Amazônia, bem como os processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Os principais temas de interesse incluem, governança, sistemas de decisão, transparência, programas e projetos públicos e finanças públicas.

Estratégia e Desempenho Organizacional Esta linha de pesquisa concentra-se no desenvolvimento e aplicação de métodos pesquisa baseadas em estratégia e desempenho em organizações inseridas na região Amazônica promovendo a construção do conhecimento científico, tecnológico e social. Em estratégia, são contemplados os processos de formação, mudança e aprendizagem, relações interorganizacionais. Desempenho organizacional é abordado por meio da avaliação processos de negócio, tecnologia da informação e apoio a tomada de decisão, gerenciamento de projetos, contemplará a construção de indicadores, alocação de recursos, como elementos fundamentais para o desempenho das organizações da Amazônia.


FLUXO CURRICULAR

O curso tem duração de 24 meses ou quatro semestres letivos. Nesse período, o aluno deve:

● Concluir 14 créditos em 04 disciplinas obrigatórias;

● Concluir pelo menos 10 créditos em disciplinas optativas;

● Não ser reprovado em duas disciplinas cursadas, ou duas vezes uma mesma disciplina;

● Ser aprovado no Exame de Proficiência em Inglês antes de realizar o Exame de Qualificação;

● Realizar o Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação do 12º ao 15º mês de curso;

● Realizar a Defesa da Dissertação até o 24º mês de curso.

O não cumprimento dessas regras, e possíveis solicitações de prorrogações em algum dos componentes, devem ser feitas ao PPGAD via Sagitta anteriormente aos prazos estipulados e serão avaliados pelo Colegiado do Programa.


ORGANIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA

A organização acadêmica do PPGAD é composta por:

Coordenação do Programa: Responsável pela gestão administrativa e acadêmica do programa, garantindo o cumprimento das diretrizes institucionais e a qualidade das atividades desenvolvidas.

Colegiado do Curso: Órgão deliberativo que participa das decisões referentes ao planejamento e à execução das atividades acadêmicas, assegurando a representatividade dos segmentos docentes e discentes.

Secretaria do Programa: Setor de operacionalização dos processos administrativos do programa como matrículas, marcação de exames, apresentação de documentos, elaboração de atas, apoio na elaboração do planejamento e relatórios do PPGAD, entre outras atividades. Atualmente, o PPGAD conta com uma secretária, uma servidora e um bolsista para a realização das atividades.

O PPGAD desenvolve suas atividades no prédio do ICSA e na Sala IP-09 no Setor Profissional da UFPA. Nos altos do prédio do ICSA estão localizadas a sala da Coordenação, a secretaria do curso, salas de docentes e sala de discentes bolsistas. No Bloco I do Setor profissional localiza-se a Sala IP-09, que é equipada com recursos para apoio às atividades didáticas. Além disso, a Biblioteca Central da UFPA, localizada no Setor Básico, proporciona acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, por meio do qual se pode realizar pesquisa de material bibliográfico em milhares das mais importantes revistas acadêmicas do mundo. A biblioteca dispõe também de mesas para reuniões e estudo dos pós-graduandos. A Biblioteca Central funciona de segunda a sexta de 8 às 22 horas e aos sábados das 8 às 14 horas. Conheça a BC no link: https://bc.ufpa.br/

Informações para usuários: Acesse o Guia do Usuário

Discentes e profissionais ligados ao programa podem utilizar também a Biblioteca Armando Corrêa Pinto. Nela, os usuários encontram ambiente adequado para estudos individuais ou em grupo, recursos de pesquisa na internet, acesso por meio de wi-fi para notebooks e outros dispositivos móveis, apoio para acesso a bases de dados e periódicos científicos. A Biblioteca do ICSA “Armando Corrêa Pinto” funciona no Bloco GP, térreo, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas. Saiba mais em: https://www.bibliotecaicsa.ufpa.br/

As bibliotecas adotam o software Pergamum e seus acervos estão integrados em um catálogo único, disponibilizado online. Oferecem à comunidade os mais diversos serviços de informação nos suportes impresso e eletrônico, permitem a consulta e realizam o empréstimo e devolução de obras de seus acervos. Acesso em: Clique aqui

Os estudantes dos cursos de pós-graduação contam ainda com um laboratório de informática, no prédio do ICSA, equipado com computadores conectados à rede UFPA para aulas práticas e pesquisa. O ICSA dispõe de um auditório totalmente equipado e recentemente remodelado no qual podem ser realizadas as conferências e palestras do Programa. Além de um miniauditório e uma sala multimeios para conferências de médio e pequeno portes. Outros serviços disponibilizados pela UFPA são os restaurantes universitários (RU), que funcionam no almoço e jantar, meia passagem urbana e intermunicipal, auxílio multidisciplinar psicopedagógico e psicológico e os serviços de acessibilidade. Em dezembro de 2024 foi criada a Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil (PROAES), que encampou a SAEST, e é atualmente o órgão responsável por elaborar e executar políticas de permanência e acessibilidade dos estudantes


INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

O acompanhamento da trajetória discente no curso é feito no Sistema Acadêmico, o SIGAA. Após receber o número de matrícula, deve ser feito o cadastro no SIGAA: Acesse o SIGAA aqui

A matrícula será realizada pelo discente durante o período definido como período de matrícula no calendário do programa. Os discentes solicitarão as matrículas nas turmas ofertadas que têm interesse através do SIGAA-Portal do discente, na opção “matrícula online”. O discente poderá selecionar turmas do PPGAD e de outros programas. O discente realiza apenas a SOLICITAÇÃO de matrícula. Acesse as instruções: Instruções

). Esta solicitação ainda precisa ser homologada pelo orientador ou coordenador de programa.

O encaminhamento de documentos e solicitações diversas são feitos via SAGITTA: Acesse o SAGITTA aqui

Os alunos da Pós-graduação têm direito ao email institucional, que deve ser solicitado via Sagitta. O login de acesso é o mesmo cadastrado no Sigaa.


PROFICIÊNCIA E QUALIFICAÇÃO

O(A) discente do PPGAD deve comprovar proficiência em língua estrangeira até o 15º mês a partir da matrícula. Após a aprovação no exame de proficiência, o certificado ou declaração deverá ser encaminhado via Sagitta para homologação pelo Colegiado do curso. Somente após essa homologação o(a) discente estará apto(a) a realizar o exame de qualificação. O exame de qualificação consiste em apresentação pública, perante banca examinadora, do projeto de dissertação do(a) discente, com pelo menos 1/3 do texto e cronograma de atividades a serem desenvolvidas no período máximo de 24 meses de curso.

O exame de qualificação segue as normas da Instrução Normativa 01/2021-PPGAD: Acesse aqui

Para solicitar o exame de qualificação, o(a) discente deve encaminhar, via Sagitta, o requerimento preenchido (Requerimento preenchido) e assinado pelo orientador, uma cópia do trabalho que será defendido e o Formulário de solicitação/sugestão de banca examinadora devidamente preenchido.


DEFESA E DIPLOMA

A defesa da dissertação deve ocorrer até o 24º mês. Para dar entrada na solicitação, o discente deve encaminhar, via Sagitta, o requerimento preenchido (Requerimento preenchido) e assinado pelo orientador, uma cópia do trabalho que será defendido e o Formulário de solicitação/sugestão de banca examinadora devidamente preenchido.

Após a defesa da Dissertação, o(a) concluinte deve realizar as correções sugeridas pela banca, e aguardar a homologação da defesa pelo Colegiado, para então dar entrada na solicitação (Solicitação do diploma), via Sigaa, anexando os seguintes documentos:

● Versão final corrigida da dissertação em PDF e Word (após considerações da banca e com a ficha catalográfica);

● Cópia de RG e CPF (só poderão ser esses documentos);

● Verificar se todos os seus dados estão corretos no perfil do SIGAA;

● Formulário preenchido da Declaração de Autoria e do Termo de Autorização e Declaração de Distribuição Não Exclusiva para Publicação Digital no Portal Institucional de Acesso Aberto da UFPA, disponível no site: Clique aqui para acessar o formulário

● Declaração de quitação de material bibliográfico da Biblioteca Central (nada consta);

● Ficha Catalográfica do FICAT: Acesse a Ficha Catalográfica aqui

● Declaração do orientador(a) informando que fez a revisão das considerações da banca;

● Carta de um profissional de letras (comprovado) que realizou a revisão da ABNT e revisão gramatical;

● Ata de defesa de dissertação com todas as assinaturas;

● Comprovante de submissão do artigo em revista (preferencialmente acima de A4) e artigo enviado;

● Formulário de impacto da dissertação preenchido (disponível no site).

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