Inserção e Impacto Social
Do ponto de vista educacional, o PPGAD realiza ações de estímulo à docência, como a oferta de estágio à docência e a prática regular de seminários, para que seus egressos possam atuar em IES públicas ou privadas exercendo atividades de docência com alto padrão de ensino, pesquisa e extensão. É importante destacar as dimensões continentais da região amazônica e que grande parte de seus habitantes ainda não possuem acesso à educação técnica e superior de qualidade. No futuro, o PPGAD pretende capacitar professores do ensino médio, em conceitos práticos de finanças pessoais e elaboração e gestão de projetos, entre outros temas pertinentes.
Do ponto de vista social, o PPGAD visa formar recursos humanos qualificados, em alto nível, para atuar e contribuir para o aprimoramento da gestão pública, especialmente no alcance de seus objetivos estratégicos e no uso racional de seus recursos. De outro lado, os egressos devem ter a sensibilidade para as questões de redução da dívida social através da correta gestão e avaliação das políticas públicas vigentes e no apoio à elaboração de novas. Parcerias estão sendo estabelecidas para o aprimoramento do uso de sistemas de decisão com esse fim.
Do ponto de vista cultural, os egressos do PPGAD, que seguem a linha de gestão pública, devem ser capazes de atuar na avaliação de políticas públicas na área artística e cultural, na elaboração de projetos e, com o apoio de coletivos sociais e artísticos, compreender e propor melhorias para tais políticas.
Finalmente, do ponto de vista econômico e tecnológico, os egressos do PPGAD devem ser capazes de desenvolver e implantar tecnologias sociais, na área de gestão, para empreendimentos amazônicos que incluem aqueles geridos por comunidades tradicionais objetivando gerar impactos econômicos positivos para a economia da Amazônia.
As principais atividades e resultados do programa serão divulgados, além de em seu próprio site, também em outros portais de notícias e nas redes sociais para uma comunicação acadêmica efetiva.